Turismo

É indiscutível que o Alentejo é caracterizado pela especificidade das suas paisagens. Castro Verde, nesta área, não constitui excepção, mas também se pode orgulhar do seu património edificado, entre o qual se destacam Ermidas como as de São Miguel e de São Pedro das Cabeças (Local da Batalha de Ourique).

Igreja MatrizBasílica Real, ou ainda Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um templo seiscentista, muito vasto e de uma só nave. Do seu interior, destacam-se os conjuntos de azulejos polícromos, com um friso de azulejos historiados, que representam a Batalha de Ourique, datados de 1713.

A actual Igreja de Nossa Senhora dos Remédios ou das Chagas do Salvador foi reconstruída a mando de Filipe II, sendo anterior, portanto, ao século XVI. Classificada como Monumento Nacional, é um templo de uma só nave, interiormente revestido por pequenos quadrados de azulejos em tons de azul, com aves e flores, entre outros motivos naturalistas. De acordo com a tradição popular, o edifício original teria sido mandado construir por D.Afonso Henriques, em sinal de agradecimentos pela vitória alcançada na Batalha de Ourique, precisamente no local onde existia a casa do ermitão que o avisou da aparição de Cristo. No interior do actual edifício, podem ainda ser vistos alguns quadros alusivos a essa Batalha.