Lazer e Roteiros

Detentora de uma beleza natural inigualável, a União das Freguesias de Castro Verde e Casével é o lugar ideal para os amantes da natureza. O seu território constitui-se como uma das mais importantes zonas de avifauna de todo o país, tendo sido recentemente classificada como Zona de Protecção Especial. Por outro lado, o ambiente bucólico está ainda presente em Castro Verde, com as suas estepes, os campos de pousio, onde ainda se pode observar o pastoreio dos rebanhos de ovelhas, característicos da identidade alentejana.

São várias as infra-estruturas postas à disposição do turista, para que este aprecie, da melhor forma, a qualidade que umas férias em Castro Verde podem proporcionar. No âmbito do desporto e do lazer, a União das Freguesias de Castro Verde e Casével oferece excelentes condições de caça turísticapasseios de BTTpasseios pedestrespasseios ambientais e postos de observação de aves no seu habitat natural. Para esse efeito, contacte o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, propriedade da LPN (Liga para a Protecção da Natureza). Há ainda a existência de Piscinas MunicipaisBiblioteca, de dois museus (Museu da Lucerna e Tesouro da Basílica), Estádio MunicipalFórum MunicipalGaleria de ArteAnfiteatro e Centros de Convívio, ou seja, de uma grande quantidade de equipamentos para que o turista, para além de relaxar, possa também divertir-se e cultivar-se.

Rico e diversificado é, também, o seu património arquitectónico e cultural, repleto de histórias e culturas passadas, que farão as delícias dos amantes de edificações, como a Ermida de São Miguel (perto de Almeirim), a Ermida de S. Pedro (local histórico da batalha de Ourique, próximo de Geraldos) e as seculares Igrejas de Castro Verde - a Matriz, a de Nossa Senhora dos Remédios , a da Misericórdia, a Igreja de São João Batista Casével e o relicário Cabeça de São Fabião.