Reserva da Biosfera da UNESCO

Castro Verde foi classificado como Reserva Mundial da Biosfera no dia 14 de junho, na sede da UNESCO, em Paris, pelo Conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB (Man & the Biosphere).

O território de Castro Vede é um ecossistema humanizado com alto valor natural e, agora, é a 11ª Reserva da Biosfera em Portugal, a primeira a sul do Tejo. 

Em 2013 começou a ser elaborada a candidatura, que incluiu a dinamização de um processo de participação e construção comunitária terminando em setembro de 2016 com a sua entrega e a subscrição do Estado Português. A candidatura foi promovida pela Câmara Municipal de Castro, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Proteção da Natureza. 

 

"E é assim Castro Verde! Fruto de um trabalho dedicado de muitos anos e de muita gente, de um percurso feito de empenho e de diálogo que permitiu que aqui chegássemos: um concelho preservado, cultural e ambientalmente rico e com os olhos no futuro. E é no futuro, como sempre, que estão os nossos maiores desafios. De fazer deste um concelho equilabrado e sustentável, desenvolvido e harminoso. Com os agricultores e os mineiros, os funcionários e os comerciantes, os estudantes e os reformados, os homens e as mulheres, com todos os que aqui vivem e aqui labutam". 

 

Para saber mais sobre a classificação de Castro Verde como Reserva Mundial da Biosfera, clique aqui.

 

Parabéns

Castro Verde!!

.: